<
>
/
 
0:00
10:00
autor  
interprete  
    minimize editar lista close

    Posts

    Arraiá virtuá: uma playlist nordestina em 78 rotações

    Pedro Paulo Malta

    tocar fonogramas

    “Olha pro céu, meu amor”, mas pela janela. “Xote e baião no salão”, só se for com o terreiro vazio. Sem falar do “balão multicor”, que já não pode subir desde muito antes da pandemia do novo coronavírus.

    Seja como for, 2020 ficará marcado também como o ano em que as festas juninas passaram em branco ou, na melhor das hipóteses, não foram as mesmas. Mais um revés na conta da Covid-19, para a tristeza dos brasileiros, especialmente os da região Nordeste – onde tem até feriado para festejar os santos de junho: Antônio (no dia 13), João (24) e Pedro (29).

    Mas não será por falta de música que o site da Discografia Brasileira vai passar sem arraiá: nossa festa julina vem na forma de uma playlist nordestina feita especialmente para a ocasião, com uma seleção de marchas, rojões, cocos, emboladas e polcas, entre outros gêneros musicais típicos da temporada. Uma baile em 78 rotações ao som de Luiz Gonzaga, João do Vale, Jackson do Pandeiro, Marinês, Genival Lacerda, Humberto Teixeira, Toinho da Sanfona, Zedantas, Rosil Cavalcanti e Manezinho Araújo, entre outros mestres nordestinos da música brasileira.

    E não se avexe se você não encontrou nenhuma música de seu artista preferido na nossa festa: alavantu pra dentro do acervo da Discografia Brasileira, para montar seu próprio São João e compartilhar com os amigos. No mais, é caprichar nos quitutes, tirar as roupas típicas do armário e amarrar as bandeirinhas entre a estante da sala e o lustre do teto.

    Ah... E não custa pedir com fé a Antônio, João e Pedro para que, daqui a um ano, já estejamos novamente aglomerados em Caruaru (PE), Campina Grande (PB) ou onde mais houver um arraiá de verdade.

    Imagem: "O forró dos bichos", xilogravura de J. Borges

    título / autor
    interprete
    acompanhamento
    disco
    ano