Você, que acessa frequentemente a Discografia Brasileira, já deve ter reparado a novidade aqui no nosso site: agora, alguns títulos de músicas passaram a aparecer acompanhados do selinho “DP”.
Saiba que ele indica que aquela gravação está em DOMÍNIO PÚBLICO e pode ser baixada. Para isso, basta você clicar no selo. O ano ao lado da sigla indica quando aquela gravação entrou em DOMÍNIO PÚBLICO.
São consideradas de DOMÍNIO PÚBLICO as gravações lançadas há pelo menos 70 anos e cujos compositores faleceram há 70 anos ou mais – casos de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, João Pernambuco, Sinhô, Noel Rosa, Custódio Mesquita e Francisco Alves, entre outros autores de músicas que já podem ser baixadas deste site.
Veja nos links abaixo alguns exemplos:
Ao todo, mais de 5 mil músicas já podem ser baixadas, mas este é só o número inicial: das gravações que estão em DOMÍNIO PÚBLICO, já receberam o selinho as da fase mecânica (1902-1927), em sua maioria, e algumas lançadas nas décadas de 1930 e 40. A previsão é de que todas estejam devidamente identificadas ao longo dos próximos meses, apesar do caráter “em aberto” deste trabalho.
A busca por FONOGRAMAS tem agora as opções "com áudio" e "domínio público", que podem ser ativadas simultaneamente para concentrar o resultado nas gravações disponíveis para download.
E anualmente, a cada 1º de janeiro, o site será atualizado com novas gravações que já estiverem aptas a receber o selinho “DP”.
Na imagem: montagem com fotos de Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Francisco Alves em reproduções da internet.