<
>
/
 
0:00
10:00
autor  
interprete  
    minimize editar lista close

    Todos os esforços foram feitos no sentido de encontrar dados mais precisos sobre a autoria dessa obra. Qualquer informação será bem-vinda.

    Domínio público
    Clique no botão para baixar o arquivo de áudio

    Posts

    'Casa Faulhaber' é o segundo volume da série Discografia Brasileira – Os Pioneiros

    Discografia Brasileira

    DISCOGRAFIA BRASILEIRA – OS PIONEIROS

    A publicação pela Funarte, em 1982, dos cinco volumes da Discografia Brasileira 78 rpm (1902-1964), representou o reconhecimento oficial do trabalho de um pequeno grupo de colecionadores, que a partir de então ampliou-se nacionalmente, unindo pesquisadores, amadores e profissionais, em torno do sonho de recuperar toda a nossa produção fonográfica em 78 rotações, estimada em cerca de 36 mil discos.

    Inaugurado pelo IMS em 2019, o site Discografia Brasileira foi projetado como uma base sólida para organização e compartilhamento dos resultados desse esforço coletivo. Tem atualmente cerca de 35 mil discos catalogados, 63 mil fonogramas, dos quais 47 mil têm áudios disponíveis. E cresce permanentemente, alimentado com novas informações e novos registros provenientes de nossas coleções ou cedidos por colecionadores parceiros, que fazem importantes contribuições.

    No final de 2024, comemorando cinco anos de atividade, o site anunciou duas novidades: a disponibilização para download das gravações em domínio público e o lançamento do primeiro volume do projeto Discografia Brasileira – Os Pioneiros, dedicado aos Discos Phoenix.

    Criado e conduzido pelo pesquisador Sandor Buys, o projeto Discografia Brasileira – Os Pioneiros nasceu da necessidade de mapear a produção do período inicial de nossa indústria fonográfica, a chamada “fase mecânica”, encontrar os discos remanescentes e preservar e divulgar seu conteúdo. Esses discos contêm gravações de valor inestimável, que registram o repertório e as formas de interpretar praticados ainda no século XIX e nos primeiros anos do século XX, período de fixação dos gêneros formadores de nossa identidade musical.

    Agora, o IMS tem o prazer de apresentar este segundo volume, dedicado à Casa Faulhaber, que atuou no Rio de Janeiro no início da década de 1910 e lançou cerca de mil discos com os selos Faulhaber e Favorite. Destacam-se, entre esses registros, as primeiras gravações de Pixinguinha, ainda aos 14 anos, com o lendário grupo Choro Carioca. Assim como no livro anterior, Sandor Buys nos brinda com um rico panorama histórico, verbetes biográficos dos artistas ligados à gravadora e uma catalogação detalhada de todos os discos examinados.

    As duas próximas etapas do projeto estão em fase final, dedicadas aos Discos Brazil, Popular e Brasilphone e à Casa A Electrica, e os respectivos livros serão lançados em breve. As etapas seguintes serão dedicadas aos selos americanos Victor e Columbia, e a última – e mais desafiadora – abordará a produção da Casa Edison do Rio de Janeiro, responsável por mais da metade dos lançamentos da fase mecânica.

    Assim como o primeiro volume, este livro está disponível para download gratuito aqui no site Discografia Brasileira, e à medida que forem sendo publicados, os demais também estarão, reafirmando o compromisso do IMS com a democratização do conhecimento e o amplo acesso a seu acervo.